O que leva o aluno ao fracasso escolar? E quais são
os causadores desse fracasso ?
O
objetivo é compreender as diferentes situações do fracasso escolar através de
aspectos físicos, químicos e psicológicos que levam a alteração de
comportamento e por fim analisar os fatores que influenciam no fracasso
escolar. Na atualidade, várias pesquisas têm sido realizadas na busca de
compreender o fracasso escolar na alfabetização tendo em vista os problemas que
a leitura e a escrita apresentam à educação (PATTO, 1996; MICOTTI, 1987; SCOZ,
1994). Essas pesquisas indicam a existência de problemas no processo de
ensino-aprendizagem da linguagem na primeira série, isto é, problemas relativos
à alfabetização, pois é na primeira série que normalmente ocorre à alfabetização.
O educando chega à escola com um grande número de experiências, de
aprendizagens que são ignoradas pelo professor, pois mesmo antes de ingressar
na escola a criança já possui inúmeras vivências que deveriam servir como ponto
de partida das atividades do docente. Nesse processo, a criança mesmo não
reconhecendo os símbolos do alfabeto, já "lê" o seu meio,
estabelecendo relações entre significante e significado. A escola
deve dar continuidade a esse processo defendendo a livre expressão da criança,
pois com isso o educando enfrentará com mais tranquilidade a grande aventura do
primeiro ano escolar: aprender a ler e
escrever. Nesse sentido, é necessário que os educadores tenham
conhecimentos que lhes possibilitem compreender sua prática e os meios
necessários para promoverem o progresso e o sucesso dos alunos. Uma das
maneiras de se chegar a isso é através das contribuições que a Psicopedagogia
proporciona, pois é a área que estuda e lida com o processo da aprendizagem e
com os problemas dele decorrentes. Sua nova visão vem sendo apresentada pela
Psicopedagogia e vem ganhando espaço nos meios educacionais brasileiros,
despertando o interesse dos profissionais que atuam nas escolas e buscam
subsídios para sua prática. O interesse em pesquisar a forma como a intervenção
psicopedagógica pode contribuir para a prevenção do fracasso escolar na alfabetização
é devido à desatenção que tem sofrido o ensino da leitura e da escrita, e o
baixo rendimento escolar, nas primeiras séries do Ensino Fundamental.
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