ATIVIDADES DE PORTUGUÊS COM GABARITO - 6º ANO


SUGESTÕES DE ATIVIDADES COM GABARITO
PORTUGUÊS - 6º ANO
                                                                      VOCATIVO

ESCOLA ___________________________________________DATA:_____/_____/_____

PROF:______________________________________________________TURMA:____________

NOME:________________________________________________________________________



Leia este poema:



Quando eu estiver

com o olhar distante,

maninha,

com um jeito esquisito

de quem não está presente,

não se assuste,

ó maninha,

fui logo ali,

no quintal do céu,

colher uma estrela cadente.



MURRAY, Roseana. “Poemas de Céu”. São Paulo: Paulinas.



Questão 1 – Identifique a frase em que o trecho grifado funciona como vocativo:

(     ) “Quando eu estiver [...]”

(     ) “[...] com o olhar distante, maninha [...]”

(     ) “[...] colher uma estrela cadente.”



Questão 2 – O vocativo, presente no poema, refere-se:

(     ) a um elemento da natureza.

(     ) a um animal.

(     ) a uma pessoa.



Questão 3 – O vocativo, identificado na questão anterior, foi empregado em uma linguagem:

(     ) familiar

(     ) regional

(     ) formal



Questão 4 – No sétimo verso do poema, o “ó” acompanha o vocativo “maninha”. Ele é uma interjeição que exprime:

(     ) ordem

(     ) afetividade

(     ) apelo



Questão 5 – Usa-se o vocativo para:

(     ) explicar o sentido de um termo.

(     ) chamar alguém.

(     ) complementar o sentido de um substantivo. 





PORTUGUÊS - 6º ANO
                                                     SINAIS DE PONTUAÇÃO

ESCOLA __________________________________________DATA:_____/_____/_____

PROF:______________________________________________________TURMA:____________

NOME:________________________________________________________________________



Leia:

Berto



Berto era um abominável homem das Neves. Ele gostava tanto das montanhas nevadas, quanto das distantes florestas.

Certo dia, Berto estava perseguindo duas borboletas quando elas pousaram em uma pedra.

Silenciosamente, ele rastejou para perto delas. Mas do outro lado da pedra havia um garotinho.

Que susto! Ele nunca havia visto nada igual! Berto mergulhou na moita para se esconder. Mas ... AAAAIIII! Os galhos tinham vários espinhos!

O garotinho andou até Berto:

– Desculpe-me – ele disse. Eu não quis assustá-lo. Meu nome é Tom. Quem é você

– Eu sou Berto, um abominável homem das neves!



BUCKINGHAM, M. “O não tão abominável homem das Neves”. São Paulo: Ciranda Cultural, 2005. s/p.



Questão 1 – Na passagem “Silenciosamente, ele rastejou para perto delas.”, a vírgula separa uma palavra que indica:

(     ) o modo com que Berto rastejou.

(     ) o lugar para onde Berto rastejou.

(     ) o tempo com que Berto rastejou.



Questão 2 – O ponto de exclamação acompanha a interjeição “[...] AAAAIIII!” que exprime:

(     ) espanto                                            

(     ) dor                                           

(     ) lamento



Questão 3 – A frase “Quem é você” deve ser encerrada com:

(     ) reticências                                   

(     ) ponto final                          

(     ) ponto de interrogação



Questão 4 – No trecho “– Desculpe-me [...]”, o travessão introduz uma fala:

(     ) do homem das Neves, Berto.

(     ) do garotinho Tom.

(     ) do narrador da história.



Questão 5 – Cite os sinais de pontuação presentes no texto:
  Ponto final,de exclamação, de interrogação, vírgula, reticências, dois pontos e travessão.

Um comentário:

Conclusão

Conclusão Ao fim do trabalho, pode-se concluir que a pesquisa realizada ampliou o conhecimento a respeito dos pronomes e forneceu i...